25 de novembro de 2011

Low-cost Marketing

Como promover o seu pequeno negócio usando o seu cérebro em vez de um grande orçamento.

O marketing tradicional baseado em anúncios de televisão, rádio ou jornais, campanhas telefónicas ou direct mail é intrusivo e, por isso, o público alvo aprendeu a defender-se destes “ataques”. Isto não quer dizer que não produz resultados, todos sabemos que produz, apenas quer dizer que é necessário um grande orçamento para que a pequena percentagem que “ouve” a mensagem seja significativa. É tudo um questão de taxas de conversão.

As novas tecnologias permitem que alguém com alguma perspicácia e pouco dinheiro transforme as suas mensagens num diálogo em tempo real com milhões. Não acredita? Vamos a factos:
  • Mais de ¾ dos adultos de países desenvolvidos usam a Internet [1]
  • 78% dos utilizadores de internet fazem pesquisas de produtos online [1]
  • 10.3 biliões de pesquisas são realizadas todos os meses no Google [2]
  • 24% dos adultos publicaram comentários ou revisões online acerca de coisas que compraram [3]
  • Cada 9 em 10 utilizadores de internet visitaram uma rede social todos os meses em 2010 [2]
  • Cada 1 em 7 minutos online são gastados no Facebook [2]
  • A base de utilizadores ativa do Twitter gera 90 milhões de tweets por dia [4]
  • Mais de metade de todos os utilizadores da internet lê blogs pelo menos mensalmente [5]
  • 78% dos homens de negócio utilizam o telefone para verem o email [6]
Crie conteúdos que interessem aos seus potências clientes e inicie uma campanha de “Inbound Marketing”. Útil e divertido são as palavras chave para fazer crescer a sua audiência de uma forma viral e, lembre-se que a generosidade compensa num ambiente social.

“Mas afinal o que é esta coisa de rede social?”

Uma rede social é similar a um cocktail de negócios sem o constrangimentos de tempo e espaço. Numa rede social pode-se conhecer pessoas e iniciar conversas, faz-se perguntas confiando nos conselhos dos outros e, responde-se a perguntas ajudando a comunidade.

Existem 3 tipos de redes sociais:
  • Publish: Qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa para toda a gente (YouTube, Flickr, Wikipedia, Blogs)
  • Share: Qualquer pessoa pode promover qualquer coisa para toda a gente (Del.icio.us, Reddit, Digg)
  • Network: Qualquer pessoa pode ligar-se a toda a gente de qualquer lugar (Facebook, Foursquare, LinkedIn)
“Como é que eu começo?”

Se tiver um orçamento, peça ajuda a um profissional, caso contrário, procure alguma informação na internet para desenvolver cada um dos tópicos seguintes:

1. Conteúdos:
Comece por criar conteúdos com interesse para o seu público alvo: Um blog temático, fotografias, vídeos, apresentações e livros electrónicos. Se tiver uma porta aberta, crie um Place no Google, uma Venue no Foursquare e registe-se nos provedores de mapas disponíveis. Faça ofertas a novos clientes e recompense os mais leais.

2. Optimização para motores de pesquisa (SEO):
A optimização do seu site ou blog vai aumentar o número de visitas mas, irá precisar de algum apoio técnico para obter os melhores resultados. Vamo-nos focar apenas em dois pontos: título e descrição do site.

O título da sua homepage é o que será apresentado na 1ª linha dos resultados de uma pesquisa, além do nome do site, inclua outras informações importantes como a localização física do negócio ou alguns dos principais temas ou ofertas. A descrição do site deve sofrer da mesma atenção, uma ou duas frases com uma escolha de palavras cuidada poderá aparecer como resumo dos resultados da pesquisa. As palavras que façam parte da pesquisa do utilizador, aparecem a negrito nesta descrição dando mais destaque ao seu site.

A vertente “Off Page” [7] é a mais difícil de se conseguir e, basicamente, depende dos links que outros sites fazem para o seu e a sua importância (link simples, links com texto descritivo e links de sites reputados). Comece por registar o seu site em diretórios gratuitos. A maioria dos links para o seu site serão ganhos gradualmente, conforme as pessoas vão descobrindo os seus conteúdos.

3. Redes Sociais:
Tal como num cocktail, promova o seu conteúdo e a sua marca nas redes sociais. Torne-se um verdadeiro membro da comunidade, adicione valor fazendo e respondendo a questões, facilite a partilha de conteúdos e partilhe outros conteúdos lisonjeadores.

O efeito combinado dos três pontos anteriores numa campanha de “Inbound Marketing” permite-lhe obter um resultado exponencial com custos muito reduzidos. A sua criatividade para incentivar novos clientes a ligar-se à sua marca e a partilhar com outros é o factor principal do seu sucesso. Dê corda ao sapatos!


[1] Fonte: Pew Internet & American Life Project, Maio 2010
[2] Fonte: Comscore, Agosto de 2010
[3] Fonte: Online Product Research, 29 de Setembro de 2010
[4] Fonte: RJMetrics, Janeiro de 2010
[5] Fonte: EMarketer, Agosto 2010
[6] Fonte: AT&T, Março 2011
[7] Responsável por cerca de 75% dos resultados do SEO

Sem comentários:

Bem-vindo

Bem-vindo Bem vindo ao Doutor PC® on-line

Devaneios de alguém que gosta de tecnologia e interações profissionais.
Boa navegação! Faça comentários e sugestões.